Erechim ganha nova sede da Defensoria Pública
Publicação:

Erechim (RS) – Em cerimônia realizada na última sexta-feira, 14, foi inaugurada a nova unidade da Defensoria Pública em Erechim, no Norte gaúcho. Localizada na Avenida Pedro Pinto de Souza, 722, a sede possuiu acessibilidade completa e qualifica os serviços prestados à população.
“Este ato de entrega delegado à comunidade faz justiça para com Erechim e os demais 13 municípios jurisdicionados abrangidos pela comarca”, registrou o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt. “Era imprescindível que a Defensoria Pública disponibiliza-se um espaço amplo, confortável e acessível voltado à humanização dos atendimentos”, completou.
Segundo Heerdt, embora defrontado com sucessivos congelamentos orçamentários, com criatividade, responsabilidade e uma dose de audácia foi possível efetivar a nova sede, cenário que fortalece a identidade da Defensoria Pública tanto quanto beneficia à população hipossuficiente. “Mais espaços como este tem sido a nossa luta num tempo cujo acolhimento e atenção para os que mais precisam se mostra ainda mais necessário”, frisou.
O Diretor Regional de Erechim, Defensor Público Leonardo Marcelo da Silva Darde, avaliou ser uma enorme satisfação entregar à coletividade a nova sede, a qual proporcionará melhores condições de trabalho, mas, sobretudo, um atendimento mais qualificado às pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade. “Um verdadeiro presente à comunidade carente de Erechim”.
Para Darde, “para além do conforto, da acessibilidade universal e da possibilidade da privacidade nos acolhimentos feitos por Defensores Públicos, a sede exclusiva corrobora também para autonomia da Defensoria, incumbida de servir à população carente orientando-lhe e garantindo-lhe direitos”. Darde citou ainda a parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) que por mais de dez anos permitiram a Defensoria atuar em suas dependências.
A Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), Juliana Coelho de Lavigne, lembrou-se do período no qual os Defensores Públicos almejavam o reconhecimento da instituição e a conquista de sedes para prestação de serviços à população carente. Conforme ela, a sede é uma conquista gratificante, considerando os colegas poderem exercer em melhores condições sua missão de promover direitos humanos, educar direitos e orientação jurídica.
Por sua vez, o Prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, mencionou que mesmo a Defensoria Pública tendo como função atender os cidadãos mais carentes, hoje, a sociedade também está extremamente carente. De acordo com ele, é chegada a hora de unir forças com vista à pacificação social, com cada um fazendo uma revolução interna e, a partir daí, ajudando a tornar a vida das pessoas melhor, tal como tem feito a Defensoria. “Vamos juntos construir uma nova sociedade”, evocou.
Sede e equipe
A nova sede da Defensoria Pública em Erechim tem rampas de acesso, gabinetes privativos para atendimento com Defensores Públicos, salas de espera e de triagem, banheiros universais e acessíveis aos cadeirantes e às pessoas com necessidades especiais, copa e dependências para servidores e estagiários. Os dias e os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com intervalos do meio-dia às 13h.
Os Defensores Públicos Aldo Neri de Vargas Junior, Angelo Turra Trevisan, Marcélia Cominetti Favarin e Raquel Fellini, os servidores Douglas Lima de Souza e Heloisa Mangini, Liomar Suzana Martini e Stephanie Vilela Serafini, e os 14 estagiários e dois (2) colaboradores - segurança e serviços gerais compõe a equipe de trabalho.
Demanda e abrangência
Em média, na Defensoria Pública de Erechim, são feitos cerca de 600 atendimentos nas mais diversas áreas, com destaque para as searas Cível, Família, Criminal, Execução Penal e Infância e Juventude. Nela também são acolhidos os cidadãos carentes de Aratiba, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Cruzaltense, Itatiba do Sul, Jacutinga, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Severiano de Almeida e Três Arroios.
Presenças
Prestigiaram a solenidade o Vice-Prefeito de Erechim, Marcos Antonio Lando; Juiz-Diretor do Foro, Juliano Rossi; Diretor da Promotoria de Justiça, Gustavo Burgos de Oliveira; Presidente da Câmara Municipal, Vereador Alessandro Dal Zotto; Procurador-Regional da Procuradoria-Geral do Estado, Rogério Garcia Mesquita; Subdefensor Público-Geral para Assuntos Administrativo, Antonio Flávio de Oliveira; Defensora Pública-Assessora Institucional, Liseane Hartmann; Defensores Públicos Aldo Neri de Vargas Junior, Angelo Turra Trevisan, Marcélia Cominetti Favarin, Giesa Carla Cirino e Pedro José Smaniotto; Delegada Regional da Polícia Civil, Diana Zannata, Presidente da Subseção da OAB de Erechim, Alessandro Bonatto; Diretor-Geral da Defensoria, Viro José Zimmermann; Administradora do Presídio Estadual de Erechim, Solange Bazzan Fuzinatto; servidores e estagiários da Defensoria Pública; além de representantes da imprensa.
Veja mais fotos do evento clicando aqui.
Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS