Histórico: primeira sede construída com recursos próprios da DPE/RS é oficialmente inaugurada
Publicação:
Uruguaiana (RS) - Um momento histórico para a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Assim pode ser considerado o ato de inauguração da sede da instituição na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Trata-se da primeira sede construída com recursos próprios, através do Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública (FADEP).
A cerimônia de inauguração ocorreu na tarde da última quinta-feira (15).
Localizado em uma área de 468,68 m², no bairro São João, o prédio fica em um complexo que concentra outros órgãos, como Ministério Público Estadual, Justiça Estadual e Justiça do Trabalho. A doação do terreno foi feita pela Prefeitura da cidade.
“É um momento de extrema alegria. Estamos colocando em prática e vendo a materialização de um sonho, após muitos anos. Temos que agradecer aos colegas de Uruguaiana, que muito se dedicaram e trabalharam para que isso pudesse acontecer”, comemorou o defensor público-geral, Antonio Flávio de Oliveira.
A nova sede conta com energia solar fotovoltaica, ou seja, uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Além disso, possui sistema de aproveitamento da água da chuva para limpeza das calçadas e jardim, entre outras inovações sustentáveis
“Essa sede de Uruguaiana é o início de uma nova era na Defensoria Pública. A primeira sede construída por nós, para nós, para todos os nossos assistidos. Estamos avançando para um outro patamar”, salientou a subdefensora pública-geral para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira.
Estiveram presentes no ato de inauguração o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, o juiz-diretor do Foro da cidade, Carlos Eduardo de Miranda Faraco, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Sirerdo Delgado de David, o corregedor-geral da DPE/RS, Marcelo Turela, a sub-corregedora, Silvia Pinheiro de Brum, o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos (ADPERGS), Mário Rheingantz, a defensora pública diretora regional, Daniela Halselein Arend, os defensores que atuam na comarca, Marco Kaufmann, Ricardo Sano, Ricardo de Azambuja Gick, a defensora pública aposentada, Zuzana Velo, a coordenadora adjunta da Procuradoria Regional de Uruguaiana, Neice Mesquita, o comandante do Primeiro Batalhão da Brigada Militar, major Laerte Maciel, o presidente da Subseção da OAB em Uruguaiana, Luciano Brites, o defensor público de Itaqui, Rodrigo Weirich, o diretor-geral, Léo Becker, entre outras autoridades.