Mais de 200 pessoas são atendidas em projeto voluntário de Defensoras Públicas Aposentadas da DPERS
Publicação:

Porto Alegre (RS) – O projeto-piloto “Estender a Mão – Mãos que Buscam e Mãos que Acolhem”, composto totalmente por Defensoras Públicas Aposentadas da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS), teve seu último dia de atendimento voluntário nesta quinta-feira, 12 de novembro, na Associação de Mãos Rita Yasmin,na Restinga. Mais de 200 pessoas foram orientadas pelas Defensoras Públicas Aposentadas de forma gratuita.
A finalidade do projeto voluntário foi alcançar a população vulnerável que desconhece seus direitos e orientar e encaminhar solução jurídica paras as necessidades apresentadas na comunidade. A educação em direitos foi o foco do projeto que atendeu pedidos diversos como Investigação de paternidade, pedido de medicamentos, dissolução de união estável, ação de alimentos e alimentos para gestantes, orientação para crianças com necessidades especiais, regularização fundiária, vagas em creches e educação básica, direitos dos idosos, etc.
Para orientar os cidadãos, as Defensoras Aposentadas participaram de um Curso de Atualização em Direito entre os dias 24 e 28 de agosto, na DPERS, e um Curso de Mediação para auxiliar no desenvolvimento do trabalho.
De acordo com a Defensora Pública aposentada e coordenadora do projeto, Maria de Lourdes Mallmann, a iniciativa deu maior acessibilidade jurídica às pessoas hipossuficientes e vulneráveis para a solução de seus problemas jurídicos, por meio de orientação e encaminhamento, contribuindo com o trabalho desenvolvido pela Instituição. “O projeto faz o caminho inverso do atendimento tradicional. Ou seja, em vez de o assistido ir até a Defensoria, nós vamos até ele com a unidade móvel. A inserção na comunidade é grande. É gratificante tanto para nós, quanto para a Defensoria Pública. Somos 20 Defensores aposentados que integram o projeto”, afirmou.
O projeto-piloto “Estender a Mão – Mãos que Buscam e Mãos que Acolhem” foi realizado em quatro dias (19/10, 27/10, 4/11 e 12/11), sempre das 14h às 17h. O projeto se tornará permanente em 2016 e prevê nove atendimentos ao longo do ano.
Texto: Nicole Carvalho / Ascom DPERS