Movimentação durante Copa do Mundo é acompanhada pela Defensoria Pública
Publicação:
Porto Alegre (RS) - Com a ideia de prevenção e mediação de conflitos na Copa do Mundo 2014, Defensores Públicos acompanharam a movimentação dos cidadãos durante todo o domingo (15), dia do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre. A Instituição esteve presente em diversos locais, como em sua unidade móvel nas imediações do Parque Marinha, além de Defensores de plantão em instituições de segurança e, ainda, com uma equipe itinerante de Agentes, que circulou por diversos pontos da Capital.
Segundo o Subcoordenador da Comissão de Monitoramento dos Efeitos da Copa e Megaeventos (CMCopa), Defensor Público Rodolfo Lorea Malhão, é importante firmar presença da DPE nos eventos que ocorrem no Estado. “Nosso objetivo é assegurar os direitos e coibir violações, fazendo presença simultânea em diversos locais, com atuação bastante efetiva.”
Centros de Monitoramento CICC e CEIC
No Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Institucionais, Marcelo Dadalt, conta que foi possível acompanhar por câmeras de monitoramento toda a movimentação em Porto Alegre. “Estávamos atuando em conjunto com as principais Instituições de segurança do Estado. Com a nossa presença no local, era possível, em qualquer momento, acionar os nossos Agentes.”
No Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), a Chefe de Gabinete, Defensora Pública Miriane Tagliari, conta que a presença da Defensoria no Ceic foi importante para a troca de informações entre as Instituições, bem como a visualização dos locais com grande concentração de pessoas. “Podíamos identificar focos de eventuais problemas e trabalhar no aprimoramento das atuações.”
Unidade Móvel
Os Defensores Públicos José Augusto Medeiros, Tomás Buchaim, Loraina Scottá, Fabiane Lontra e Paula Pinto de Souza atuaram na Unidade Móvel da Defensoria, durante o domingo (15), no Parque Marinha. Para eles, a ocasião foi uma oportunidade de divulgar a Instituição e, ao mesmo tempo, interagir com quem visitou Porto Alegre para a Copa 2014.
A Defensora Pública Loraina Raquel Scottá afirmou que os Defensores trabalharam com prevenção de conflitos nas imediações do jogo. “Essa postura pró-ativa institucional é muito salutar, na medida em que a população se sente mais protegida, passando a contar com a presença da Defensoria Pública nos eventos populares.” Para Fabiane Lontra, o que se viu é que a Instituição está sempre ao lado da comunidade. “O objetivo era justamente intermediar a relação entre cidadãos nacionais e estrangeiros com os órgãos de Estado”, explica.
Para Tomás Buchaim e José Augusto Medeiros a presença da Unidade Móvel da Defensoria no chamado “Caminho do Gol” despertou a atenção dos cidadãos nacionais e estrangeiros. “A Defensoria demonstrou estar capacitada para prestar atendimentos urgentes e tutelar os interesses de todos que estavam nos arredores do estádio, seja para o jogo, para a festa ou qualquer manifestação pública”, diz Medeiros.
Plantões no Juizado no Torcedor, Acisp e Foro Central
Como plantões de atendimento, no Foro Central estava a Defensora Pública Marcela Bressani, na Área Judiciária a Defensora Ana Carolina Castro, na Acisp os Defensores Marcelle de Boeckel, Waldemar Menchik Junior, Daniela Bueno e Luíza Martins. No Juizado do Torcedor, localizado no Beira-Rio, os Defensores Marcelo da Silva e Fábio Nery contaram que não houve ocorrências. “A segurança estava agindo de uma forma preventiva. Eles apaziguavam qualquer tipo de tumulto.”
Nery conta que a segurança privada contribuiu para a prevenção de possíveis ocorrências. “No local, fiscalizamos questões relativas a crianças e adolescentes, além de prestar auxílio a funcionários e torcedores, que vinham com dúvidas relativas a ingressos, permissões, direitos, entre outros.”
Sobre o Plano Especial de atuação na Copa do Mundo:
Unidade Móvel
A Unidade Móvel da Defensoria Pública ficará instalada no estacionamento do Parque Marinha do Brasil, a partir das 10 horas da manhã, apenas nos dias de jogos no Beira-Rio, e contará com a presença de Defensores Públicos e servidores prestando orientações. Horário: das 10 às 20 horas.
Endereço: Parque Marinha, em frente ao Shopping Praia de Belas
Deca e Foro Central
4 Defensores Públicos farão atendimentos na área da criança e do adolescente, no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).
Endereço: Avenida Augusto de Carvalho, 2000.
Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento Cível e de Família
Haverá plantão com atendimento contínuo, na Rua Sete de Setembro 666, para casos urgentes, nos dias de expediente reduzido em razão dos jogos no Beira-Rio. Horário: 8h às 17h30.
Endereço: Rua Sete de Setembro, 666, Centro Histórico.
Equipe itinerante
A Defensoria Pública fará trabalho volante em diversos pontos da capital, por exemplo, Acampamento Farroupilha Extraordinário da Copa, Fifa Fan Fest e entorno do estádio.
Acompanhamento de flagrantes criminais
18 Defensores Públicos farão revezamento no plantão da Academia Integrada da Segurança Pública, desde o dia 02/06/14 até 17/07/14, ininterruptamente, com reforços nos dias de jogos no Beira-Rio e do Brasil, se necessário.
Endereço: Avenida Antônio de Carvalho, 555, Jardim Carvalho.
Juizado do Torcedor
4 Defensores Públicos atenderão demandas nos limites do estádio e da área de exclusão, com competência para as esferas criminais, cíveis e da infância e juventude.
Endereço: Estádio Beira-Rio.
CEIC
1 Defensor Público irá integrar o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre, nos dias de jogos no Beira-Rio.
Endereço: Rua João Neves da Fontoura, 91, Azenha.
CICC
1 Defensor Público irá integrar o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, nos dias de jogos no Beira-Rio.
Endereço: Rua Voluntários da Pátria 1358/8º andar
Área judiciária
5 Defensores Públicos farão atendimentos na área criminal.
Endereço: Avenida João Pessoa, 2050, Palácio da Polícia
Texto: Caroline Tatsch/Ascom DPERS