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Portal do Defensor promete melhorias no atendimento ao assistido

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A ideia é que em fevereiro a nova ferramenta, considerada modelo pelo Ministério da Justiça, comece a ser implementada em toda - Foto: Divulgação/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - Para modernizar a gestão da informação e otimizar a prestação das atividades, está quase tudo pronto para ser implantado o sistema informatizado de gerenciamento e controle de processos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. A ideia é que em fevereiro a nova ferramenta, considerada modelo pelo Ministério da Justiça, comece a ser implementada em todas as unidades de atendimento da Capital e do interior.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Luiz Kuamoto, o modelo será chamado, preliminarmente, como Portal do Defensor. “O sistema desenvolvido pela empresa contratada, com supervisão e apoio dos Defensores Públicos Larissa Caon e Jaderson Paluchowski, promete melhorias no atendimento da nossa Instituição”, explica Kuamoto. “Permite mais celeridade e desburocratização no atendimento ao assistido, por meio do cadastro das informações pessoais e da adoção de um procedimento de triagem”, conta o Diretor de TI. “Possibilita um levantamento estatístico qualitativo e quantitativo dos atendimentos, e encaminhamento para outros órgãos, como Procon, INSS, Defensoria Pública da União.”

Kuamoto argumenta que o sistema, ainda a ser finalizado, pretende ser uma ferramenta central de apoio às rotinas de atendimento e de decisão estratégica. “Vai corrigir as eventuais disparidades ocorridas nas diferentes unidades de atendimento da Defensoria, e também oferecer subsídios e racionalizar a pauta de trabalho dos agentes conectados ou não no sistema.”

Sobre o Portal do Defensor

No novo sistema, quando um assistido recorrer aos serviços da Defensoria, será efetuado um agendamento ou o encaminhamento imediato para atendimento do Defensor, que poderá resolver a demanda ou agendar um retorno, mediante o uso de uma agenda eletrônica, com todos os dados pessoais do requerente, bem como os ocasionais relatos consignados e disponíveis on-line (já cadastrados na etapa da triagem e cadastro do assistido).

Kuamoto dá destaque para o espaço denominado “área de trabalho” do Defensor, onde serão reunidas todas as informações referentes às atividades desenvolvidas pelo agente, como alertas, expedientes prioritários e diligências a serem atendidas. “A conformação do sistema atenderá às especificidades existentes nas estruturas de atendimento interiorizadas e, também, na distribuição das tarefas entre estagiários e agentes, onde cada qual acessará as informações de acordo com o seu perfil de trabalho”, afirma.  Além disso, a ferramenta considerará diversas especializações existentes entre áreas de atuação da Defensoria Pública.

O sistema permitirá o registro de todas as atividades desenvolvidas no curso do atendimento ao assistido por meio da chamada “pasta virtual”, na qual são consignados e exibidos todos os resultados das etapas e tramitações dos expedientes e processos, até o resultado final.

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