Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prestação de contas: Relatório de 1 ano de Gestão

Publicação:

O material é um resumo das atividades desenvolvidas entre abril de 2020 e abril de 2021
O material é um resumo das atividades desenvolvidas entre abril de 2020 e abril de 2021 - Foto: Sandrine Monte Knopp - Ascom DPE/RS
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) – Nesta quinta-feira (13), a Administração Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do sul (biênio 2020-2022) encaminhou aos defensores, servidores e estagiários da instituição o Relatório de 1 ano de Gestão. O material é um resumo das atividades desenvolvidas entre abril de 2020 e abril de 2021.

De acordo com o Defensor Público-Geral, Antonio Flávio de Oliveira, ao longo do período, a administração teve a difícil missão de administrar, reorganizar e seguir prestando um bom atendimento aos assistidos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, mesmo com todos os impactos resultantes da pandemia de Covid-19.

“Em meio ao número gigantesco de mortes, da dor de perder conhecidos, amigos e familiares, não paramos em momento algum, afinal, uma instituição tão importante para o Estado Democrático, deve seguir e se readaptar. De forma presencial ou em home office, proporcionamos, a todos que atuam na Defensoria, condições de seguir prestando o excelente trabalho, que é a nossa principal característica, aliando tecnologia com o nobre sentimento de humanidade, sempre presente na essência da DPE/RS”, destacou Oliveira.

Entre tantas ações, ele destacou o reforço e a ampliação dos sistemas de Tecnologia da Informação e a aquisição de novos equipamentos, o que proporcionou um salto gigantesco para o presente e o futuro da instituição. Salientou ainda as novas instalações de 13 sedes e a criação de quatro novas Defensorias. Também ressaltou que foram renegociados contratos de locação, gerando uma economia para os cofres da instituição de R$ 579 mil para o ano de 2021.

Priorizando a conversa para resolução de problemas e atendimento de demandas dos agentes que atuam na ponta, foi desenvolvido o projeto Diálogos de Gestão, com mais de 80 reuniões.

Diversas campanhas e ações através dos Núcleos Especializados foram realizadas, além da criação da nova Câmara de Conciliação Criminal.

O Defensor Público-Geral disse ainda que houve fortalecimento da relação com os demais Poderes e instituições autônomas. Nesse mesmo sentido, sensível ao momento crítico e sabendo da real necessidade, a DPE/RS participou do acordo para a destinação de R$ 90 milhões aos hospitais gaúchos para o combate à Covid-19.

“Agradeço imensamente aos defensores e defensoras que executam e tornam reais os nossos projetos. Reitero que seguiremos trabalhando em prol da igualdade, da justiça e do exercício de humanidade em favor dos vulneráveis”, disse Oliveira.

Para acessar o Relatório completo, clique aqui.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul