Território de Paz no bairro Guajuviras em Canoas/RS completa dois anos
Publicação:

Investimentos em segurança e programas sociais reduziram em 73,6% o número de homicídios no bairro, entre 2009 e 2011
Canoas (RS) – A festa de comemoração do aniversário de dois anos da implantação do projeto Território de Paz Guajurivas, no município de Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre, teve muito o que comemorar. No período, houve redução de 73,6% no número de homicídios no bairro Guajuviras o que representa 28 vidas poupadas, conforme dados da prefeitura. O projeto é resultado de uma parceria de investimentos federais em segurança e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e da própria prefeitura.
“Por trás dos números estão pessoas. Temos hoje mães alegres e pais felizes. E isso não nasceu do acaso, mas da parceria da comunidade com a polícia, que é a base do policiamento comunitário", observou o prefeito Jairo Jorge. Uma intensa programação de atividades culturais e manifestações institucionais marcaram o evento, que simbolizou a união da comunidade com gestores públicos, autoridades policiais e lideranças civis. Guajuviras tornou-se o primeiro Território de Paz em uma cidade de Região Metropolitana do país por ser área de vulnerabilidade social. Até então, o bairro, formado a partir de uma ocupação em 1987, apresentava altas taxas de homicídios, subemprego e baixa escolaridade.
A Defensoria Pública do Estado, conforme o defensor público Miguel Seadi Jr, coordenador da Regional II da instituição, presente no evento, lembrou que a instituição também contribui para o estabelecimento da cultura de paz no bairro canoense. “Realizamos e participamos de mutirões de atendimento a cidadãos moradores do Guajuviras oportunizando-lhes acesso à Justiça que é uma das formas de pacificação social”, afirmou.
As ações no Território de Paz também aproximaram moradores, Guarda Municipal, as polícias Militar e Civil e os órgãos de fiscalização da Prefeitura. Com base em denúncias da comunidade, o Gabinete de Gestão Integrada realizou plantões de fiscalização, focados especialmente nos bares e casas noturnas. Isso proporcionou condições de regularização de 250 estabelecimentos e redução a violência e a criminalidade em torno desses locais.
Principais projetos sociais do Território de Paz Guajuviras
Justiça Comunitária – O núcleo de Mediação Comunitária tem como objetivo informar e orientar sobre os direitos dos cidadãos e colaborar para que a comunidade resolva seus conflitos por meio do diálogo.
Agência da Boa Notícia – Projeto pioneiro de Jornalismo cidadão realizado pela Prefeitura de Ca-noas, que envolve oficinas de comunicação cidadã, com os objetivos de despertar para o direto à informação desde a sua produção prevenir a violência e tornar os jovens protagonistas em suas comunidades.
Geração Consciente – Realiza oficinas de multiplicação de conhecimentos para alunos das esco-las do bairro e proximidades, participantes de outros projetos Pronasci e Guarda Municipal.
Mulheres da Paz – Reúne 107 mulheres ativistas da comunidade capacitadas em direitos humanos para atuarem como Mulheres da Paz. Atuam na redução das violências, principalmente aquelas cometidas contra as mulheres e as juventudes.
Centro de Referência – O Centro de Referência para Mulheres em situação de Violência Patrícia Esber é outra iniciativa, implantada recentemente, que integra a rede de enfrentamentamento a violência contra a mulher.
Casa das Juventudes – É um centro de formação e espaço de convivência, onde funciona o Pro-tejo. Nele, os jovens são sensibilizados em direitos humanos e formados para a cidadania por meio do Núcleo de Diretos Humanos.
__________________________
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)
É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.