Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Torres ganha nova sede da Defensoria Pública

Publicação:

20130819111108fitatorres.jpg
Nova sede fica na Travessa Capaverde - Foto: Miguelito Medeiros - Ascom/DPERS

Torres (RS) - Com um prédio totalmente adaptado para receber pessoas com deficiência, a nova sede da Defensoria Pública do Estado no município de Torres foi inaugurada no início da noite de quinta-feira (15). O novo endereço é Travessa Copaverde, 82.
A Prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira, lembrou no seu discurso que a “Defensoria Pública, enquanto instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbida da orientação jurídica e defesa, em todos os graus, dos necessitados”. Nílvia também chamou a atenção para a necessidade da Instituição estar “suficientemente aparelhada para o concreto e efetivo cumprimento de suas atribuições constitucionais”.

No seu discurso, o Defensor Público Nelito Celso Villetti disse que a nova sede é um sonho de dez anos concretizado agora. “Ao chegar em Torres, recém-empossado Defensor Público, deparei-me com uma pequena sala, sem janelas, apenas uma porta, onde, em cerca de seis metros quadrados, eram atendidos os anseios dos torrenses”, disse. 
“Hoje, a Defensoria Pública de Torres inaugura uma sede com recepção, gabinetes para Defensores, copa equipada, três banheiros, central de rede, internet, equipamentos de informática e completamente adaptada para receber pessoas com deficiência, tudo isso em mais de 180 metros quadrados”, completou Villetti.

O Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Arnecke Maria disse que a nova sede torrense da Defensoria Pública vai qualificar o atendimento às pessoas que mais precisam da Instituição. Lembrou ainda que a atuação da Defensoria Pública depende da parceria com outras instâncias. “A Defensoria Pública não age sozinha, ela sempre vai trabalhar em conjunto com outros poderes, incluindo organismos que não são ligados ao governo”, disse Arnecke Maria. “A Defensoria Pública está crescendo e também cresce a procura por ela, por isso que são cada vez mais necessárias as parcerias”, completou. 

O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Torres, Ivam Roque Sá Brocca, a Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Lisiane Zanette Alves, a Vice-Presidente da Adpergs, Marta Zanchi, a Diretora do Presídio Feminino de Torres, Maria de Lourdes Bohn Milani, o Diretor-Geral da Defensoria Pública, Flávio Fulginiti, o Promotor Márcio Roberto Silva de Carvalho, a Juíza Rosane Bem da Costa, o Presidente da Câmara de Vereadores de Torres, Antônio Machado, a Procuradora do Estado Andreia Cristina Valcarengui, a Defensora Pública-Assessora Fabiane Lontra e os Defensores Públicos Rodrigo Noschang e Melissa Ampessan estiveram presentes na cerimônia de inauguração.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul