Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com participação da DPE/RS, Seminário abordará o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Publicação:

O Seminário será gratuito e terá transmissão ao vivo pelo YouTube
O Seminário será gratuito e terá transmissão ao vivo pelo YouTube - Foto: Divulgação
Por Luísa Tagliapetra Gomes - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) - A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), através do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA), participa do Seminário “A rede de proteção no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”, que irá ocorrer na próxima terça-feira (24) às 13h30, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado.

O evento está sendo promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), juntamente com a Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS).

Em 2020 o Brasil registrou mais de 60 mil estupros, sendo que em 73,7% dos casos as vítimas eram vulneráveis, incapazes de consentir. A maioria das vítimas era dos sexo feminino (86,9%) e em 85,2% dos casos o agressor era conhecido da vítima (Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2021).

No Rio Grande do Sul, são registrados 27 casos de violência crianças e adolescentes por dia, sendo 25% deles de violência sexual. Entre 2018 e 2020, 29.320 crianças e adolescentes foram vítimas de violência no Rio Grande do Sul, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN do Ministério da Saúde (MS). Dos casos registrados, 6.659 foram de violência sexual, a segunda mais notificada.

O Seminário será gratuito e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Inscrição e programação: clique aqui
Transmissão: clique aqui

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul