Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública apoiou ato no Dia Internacional do Orgulho LGBT

Publicação:

20170703142242capturar.jpg
Defensoria Pública apoiou ato no Dia Internacional do Orgulho LGBT - Foto: Crédito: Nicole Carvalho/ASCOM DPERS

Porto Alegre (RS) – O Dia Internacional do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), celebrado no dia 28 de junho, é uma data significativa para a promoção dos direitos humanos, da igualdade e do orgulho da orientação sexual escolhida e da identidade de gênero. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul apoiou o ato alusivo à data na Esquina Democrática, das 11h às 16h, que foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Alegre.

A Instituição foi representada pela Defensora Pública Coordenadora da Defensoria Itinerante, Luciana Artus Schneider, com o objetivo de divulgar a causa LGBT. “Participamos do ato para sensibilizar a sociedade em geral, para tentar diminuir o preconceito e a violência que essa população sofre”, relatou Luciana. Além da divulgação, também foram feitos atendimentos jurídicos voltados à população LGBT e encaminhamentos ao Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) para questões de retificação de registro civil. Ao todo foram realizados 38 atendimentos pela Defensoria Itinerante e alta procura por agendamentos no CRDH.

Daniel Silva dos Santos, conhecido como “Dani Boeira” pela comunidade LGBT, é Coordenador Municipal da Diversidade Sexual e foi um dos organizadores do ato. Ele relatou que a iniciativa se torna mais importante no município pelo fato do Poder Público estar na rua, acompanhado da Defensoria e dos Movimentos Sociais. “Isso mostra que nesses 85 anos de luta nós conseguimos avançar”, exaltou Daniel. O modelo Guilherme Saad esteve presente no ato e considerou histórico o trabalho realizado em conjunto pelos órgãos. “A cidade está avançando no respeito e as pessoas se tornando cada vez mais receptivas com a causa”, disse Saad.

As pessoas que passaram pelo Centro Histórico da capital se engajaram na mobilização que contou com shows de Drag Queens e música ao vivo com DJ. No último domingo, dia 2 de julho, aconteceu a Parada de luta LGBT, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Texto: Alex Torrealba/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação Social
http://www.defensoria.rs.def.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul