Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria realiza pela primeira vez casamento coletivo hetero e homoafetivo no Sul do Estado

Publicação:

20140624132748reduzida_casamento.jpg
Pela primeira vez a Defensoria Pública, com órgãos do Estado e Prefeitura de Pelotas, realizará casamento coletivo homo e hete - Foto: Ana Lisboa/Ascom DPERS

Pelotas (RS) - Pela primeira vez a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, com órgãos do Estado e Prefeitura de Pelotas, realizará casamento coletivo homo e heteroafetivo simultaneamente no município para casais de baixa renda. Estão abertas 80 inscrições para o ato até o dia 31 de julho. Conforme o Defensor Público da Comarca de Pelotas, Igor Menini da Silva, a demanda surgiu após 30 casais homoafetivos procurarem a Defensoria da cidade. “Desses, 27 já possuíam relação anterior. Então foi necessária uma intervenção jurídica. Tratou-se de grande desafio para nós”, relata.

Os interessados podem procurar a Defensoria e retirar uma ficha de inscrição no local (Avenida Ferreira Viana, 1499, Bairro Cruzeiro). Após, têm 30 dias para levar a relação de documentos ao cartório indicado. Além disso, quem for solteiro deve apresentar certidão de nascimento. Para divorciados, é necessária certidão de casamento com averbação do divórcio e, para pessoas viúvas, certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge.

O casamento coletivo será realizado em 6 de dezembro deste ano. O Defensor Igor Menini da Silva considera o ato um momento de promover a cidadania por parte da Defensoria Pública. “Estendemos uma mão amiga à sociedade e, em se tratando desse casamento coletivo, ainda mais, porque fortalecemos a família e enaltecemos a tolerância”, destaca.

 

Texto: Antônio Max Tönniges/Ascom DPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul