Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Porto Alegre, Corregedores Gerais reúnem-se para LII Reunião Ordinária

Publicação:

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da DPE/RS, em Porto Alegre.
O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da DPE/RS, em Porto Alegre. - Foto: Felipe Daroit - Ascom DPE/RS
Por Felipe Daroit - Ascom DPE/RS

Porto Alegre (RS) - A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) foi sede da LII Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Corregedoras e dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, do Distrito Federal e da União (CNCG).

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da DPE/RS, em Porto Alegre.

Desde o começo da pandemia de COVID-19, esta foi a primeira reunião realizada em formato híbrido, sendo que a maior parte dos participantes esteve no encontro de maneira presencial. Até então, os encontros estavam sendo realizados exclusivamente de forma remota.

“Nós tratamos de pontos importantes da Defensoria de todo o País. Um deles, por exemplo, foi a retomada de atendimento presencial e o atendimento virtual como modelo complementar de atendimento à população. E, em função da exclusão digital do nosso público assistido, outro tema importante foi o Peticionamento Integrado, que envolve peticionamento em Defensorias de vários estados”, explicou o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), Cristiano Vieira Heerdt.

Além de discutirem a questão do sistema de Peticionamento Integrado e do retorno das atividades presenciais, os corregedores elegeram a nova Diretoria CNCG 2022 e elencaram outras pautas, que devem seguir nas próximas reuniões.

“Fazia praticamente 2 anos que o CNCG não se reunia presencialmente. A primeira reunião foi muito bem organizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Foi uma experiência nova pra nós e uma alegria muito grande! E agora assumindo novamente a gestão e dando continuidade ao trabalho dessa diretoria, que é o fortalecimento das Defensorias Públicas, com um protagonismo maior do Conselho Nacional dos Corregedores e Corregedoras no sistema de justiça e na atuação da própria Defensoria Pública, assim como o fortalecimento do nosso banco de dados nacional e uniformização da Defensoria Pública no Brasil”, disse o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul