Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Manifestação Social de 1935 é um dos temas da próxima oficina gratuita Paz com Voz

Publicação:

20140506143658historiadora.jpg
. - Foto: Mauro Frasson/Agência FIEP

Porto Alegre (RS) - Dando continuidade às oficinas do Programa de Capacitação Permanente Paz Com Voz, a historiadora Maria da Gloria Lopes Kopp ministra a oficina gratuita e aberta ao público “O Estado Novo e a Estruturação do Estado Repressor”, na próxima quinta-feira (8), no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a partir das 18h30. A palestra traz a história da formação do Rio Grande do Sul, com o foco em manifestações sociais, além de abordar temas como religiosidade e aspectos da cultura do Estado.

Com a proposta de apresentar o assunto ao público e abrir um diálogo com os participantes, Maria da Glória garante que colocará em pauta assuntos atuais e relevantes para sociedade, mas relembrando e trazendo ao debate o movimento messiânico Monges Barbudos de 1935, na cidade de Soledade (RS). 

O movimento dos Monges Barbudos ficou conhecido por seu fanatismo religioso e práticas peculiares. Eles defendiam a ideia de plantar somente o que fossem comer, tinham devoção extrema por Santa Catarina, que acreditavam ser a salvadora dos devotos da seita, e tratavam os doentes com ervas e chás. Por estes motivos, eram vistos com maus olhos pela população. “O tema central da oficina abrange não apenas fatos do passado, mas traz à tona características presentes até os dias de hoje, como crises econômicas, superprodução agrícola e disputas ideológicas” afirma Maria. “Vamos debater, principalmente, a questão dos movimentos sociais, que são mal vistos pelas autoridades”.

Segundo a Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Defensora Pública Alessandra Quines, as palestras do Programa Paz Com Voz tem como objetivo fortalecer as atividades de capacitação no CRDH. “Queremos construir uma cultura de reflexão acerca dos direitos humanos e fazer, desta forma, com que as pessoas saiam mais críticas em relação a todo tipo de violência”, diz Alessandra.

As atividades são abertas ao público, sem a necessidade de inscrição. Para participar, basta chegar ao Centro de Referência, localizado na Rua Caldas Júnior, nº 352, Centro Histórico de Porto Alegre, nos dias 8 e 15 de maio, sempre às 18h30. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-644-5556.

Sobre Maria da Gloria Lopes Kopp

Maria é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especializada em História do Brasil (PUCRS) e em Sociologia da Violência e da Segurança Pública (IFCH/UFRGS). Foi Assessora da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e participou da elaboração das primeiras edições do Relatório Azul. Também trabalhou com projetos sociais e educacionais nas Prefeituras de Canoas e Porto Alegre.

Saiba mais sobre as oficinas

Promovidas pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nuddh) e pelo CRDH, as oficinas do Programa de Capacitação Permanente Paz Com Voz tem a ideia de debater sobre diversos temas relacionados com a situação de opressão e igualdade. Veja a programação:

Dia 8 de maio - 18h30 - O Estado Novo e a Estruturação do Estado Repressor
Convidada: Maria da Gloria Lopes Kopp – Historiadora

Dia 15 de maio - 18h30 - Violência Estatal contra a Juventude Negra
Convidado: Jorge Luiz Terra – Procurador do Estado/RS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul