Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novas agentes são empossadas na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul

Publicação:

0925red.JPG
Novas agentes são oriundas do III Concurso (FOTO: Miguelito Medeiros/Ascom DPERS)

Porto Alegre (RS) - A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul conta agora com mais cinco Defensoras Públicas, que tomaram posse, na tarde desta sexta-feira (26), no Auditório 19 de Maio, na sede da Instituição. Com a nomeação, agora são 389 agentes para 144 comarcas. As novas Defensoras Públicas foram aprovadas no III concurso para ingresso na carreira.

Durante seu discurso às novas agentes, o Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Arnecke Maria, chamou a atenção para o que a sociedade espera da atuação. “É uma gratificação realizarmos a posse de vocês, principalmente nos últimos dez dias em que a Instituição tem comemorado êxitos, como a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do projeto que vai permitir a restruturação da Defensoria Pública. Vai permitir uma atuação mais forte, ágil, moderna e profissional”, garantiu. “Com o ingresso vocês serão apresentadas para as dificuldades do cidadão e de uma sociedade recheada de mazelas e dificuldades, somos, muitas vezes, a última porta à qual os assistidos podem recorrer”, disse o Defensor Público-Geral. “Terão que ter a sabedoria e a maturidade para servir ao povo gaúcho e a missão de, não somente prestar orientação jurídica, mas prestar um atendimento com carinho e humanidade. Somos capazes de fazer uma transformação na sociedade e capacitá-la para garantir o direito dos cidadãos e de sua dignidade.”

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Patrícia Ketterman, lembrou que mais do que um privilégio, a carreira é uma grande responsabilidade. “Vocês terão o privilégio de dar corpo a este supradireito na melhor Defensoria Pública do País. Vocês assumem hoje o dever de buscar, compulsivamente, efetividade no trabalho de vocês porque é isso que esperam as pessoas que batem em nossas portas.”

A Defensora Pública empossada Débora Branco Azambuja Santos falou em nome dos colegas e ressaltou o papel desempenhado pelos agentes. “É com imenso orgulho que estamos aqui presentes, oriundas de diferentes regiões do Estado e do País, para tomarmos posse como Defensoras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou. “Lutaremos ao lado dos Defensores Públicos deste Estado, pela liberdade e igualdade, que é em síntese a plenitude do estado democrático e de direito”, argumenta. “Atuaremos, agora, para levar mais dignidade à vida das pessoas e promover a defesa dos direitos fundamentais dos grupos sociais vulneráveis.”

Veja as novas Defensoras Públicas:

Nome: Débora Branco Azambuja Santos
Nascimento: 06/01/1974 - Vacaria (RS)
Graduação: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ)

Nome: Giesa Carla Cirino
Nascimento: 18/11/1982 - São Miguel do Oeste (SC)
Graduação: Universidade do Oeste de Santa Catarina - São Miguel do Oeste (SC)

Nome: Lígia Helena Fernandes Carvalho
Nascimento: 30/11/1986 - Londrina (PR)
Graduação: Universidade Estadual de Londrina - Londrina (PR)

Nome: Maína Ribeiro Pech
Nascimento: 18/06/1978 - Porto Alegre (RS)
Graduação: Centro Universitário Ritter dos Reis - Canoas (RS)

Nome: Sabrina Backes de Souza
Nascimento: 20/12/1982 - Feliz (RS)
Graduação: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo (RS)

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul