DPE/RS tem reuniões com instituições para criação de abrigos exclusivos para mulheres atingidas pelas enchentes
Publicação:

Porto Alegre (RS) - Após relatos de abusos sofridos por mulheres que estão desabrigadas em razão da enchente que afeta diversas cidades do RS, a Defensoria Pública do Estado vem participando de reuniões para a organização de abrigos exclusivos para o público feminino.
A defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), Paula Britto Granetto, está acompanhando as reuniões do Centro Estadual de Referência da Mulher sobre a situação das denúncias e as medidas a serem adotadas.
Os abrigos exclusivos serão criados em diversas cidades, tendo previsão, até o momento, das seguintes: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre.
O NUDEM também está verificando as ações de proteção às mulheres abrigadas. De acordo com Paula, a proteção dessas mulheres em vulnerabilidade é fundamental e atuação da DPE/RS nesses locais será não apenas de forma jurídica, mas com a escuta ativa das vítimas.
Além da Defensoria Pública, estão acompanhando a situação representantes da sociedade civil a partir das entidades Emancipa Mulher, Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD) e Departamentos Estadual e Municipal de Porto Alegre de políticas para mulheres.